Wednesday, April 22, 2015

Aluna de cincos

Se me tivessem dito mais cedo que ser boa aluna não me ajudaria a ser feliz, provavelmente teria feito mais asneira, teria ouvido menos os professores, teria sido menos arrogante com os meus colegas de turma, teria tido mais castigos e recados na caderneta. Teria sido criança.

Passei todos os anos da minha infância a querer demonstrar a minha inteligência a todo o custo, achava que assim ia ser mais bem sucedida (=ia ser mais amada, fuck). Lá me dediquei a ser boa aluna... Mas isso tem dois problemas:

Problema 1: A sociedade dita que os mais inteligentes têm mais sucesso. Sucesso profissional. É esta a definição de felicidade que nos é ensinada? Sejamos menos competitivos e demonstremos as nossas emoções. A nossa saúde mental agradece.

Problema 2: Ser bom aluno não define o nosso sucesso profissional e muito menos (mesmo muiiito menos) a nossa felicidade. Apenas significa que a sociedade coloca um peso nos teus ombros para seres médico ou advogado.

Se achas que a vida é mais que um estatuto social: Ensina às tuas crianças e a todas as que te rodeiam que ser feliz é brincar, é partilhar, é amar!



No comments:

Post a Comment