Wednesday, April 8, 2015

"O estado no qual nos encontramos é sempre um estado de espírito!"

Ouvi esta frase numa reportagem sobre a alimentação preconizada pela menina de 84 anos, Irène Grosjean. E faz todo o sentido! Passo a explicar...

A partir do momento que aceitamos a vida como um ensinamento contínuo, temos a possibilidade de ver qualquer um dos nossos "problemas" como uma oportunidade. 

Se entendemos que estamos num problema, então (lógica irrefutável) estamos num problema. Se olharmos para a situação como para um desafio, então (lógica irrefutével, take II) esta será um desafio. Isto é real para qualquer tipo de problema: de saúde, pessoal, profissional, familiar, político, sociológico, TUDO.

Então aqui fica uma deixa. Pensa num problema que te tem preocupado atualmente. Olha para o problema na sua generalidade e depois especifica as vertentes que te fazem crer que este é um problema... Já está? Agora pensa nessa mesma situação e imagina que é um desafio. O animal competitivo que és vai instintivamente procurar soluções. Agora tens o dever de as aplicar. O saber é poder.

Vou dar um exemplo muito simples. Certamente na tua infância te espatifaste ao ponto de criar uma ferida no joelho ou na mão. Doeu. Muito. Sangrou. Fez crosta. Deixou cicatriz. Na altura viste isso como um problema, porque doía, porque rasgaste as calças, porque a mãe pôs-te desinfetante e ardeu e porque ainda levaste um ralhete ("Eu não te disse para não correres nas pedras?! "). No entanto hoje facilmente olhas para essa época da tua vida e para esse "problema" como um ensinamento: passaste a ter cuidado quando corrias nas pedras. 

A vida é isto. Mas o futuro é tarde demais para percebermos que os nossos problemas não passam de ensinamentos. Essa perceção deve ser feita no agora. Volta ao teu problema, pensa que é graças à cicatriz que te vai deixar que serás capaz de ter uma abertura diferente no futuro: nada é problema, tudo é oportunidade.

É importante reduzirmos o nosso nível de ansiedade, tem calma, respira. Porque "o estado no qual nos encontramos é sempre um estado de espírito." Doma o teu espírito e estarás no estado que TU desejares. 

No comments:

Post a Comment